segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Print N Play - Skirmish Wars: Advance Tactics

Opa!

Há alguns anos atrás, na época de escola e do meu curso técnico, eu passava alguns intervalos de aula jogando um jogo de Gameboy muito divertido com um amigo da sala. Eu não lembrava qual era o nome do jogo e por isso nunca consegui algum ROM para emulá-lo no PC.

Recentemente, em minhas buscas por jogos PnP, eu me deparei com algumas imagens familiares e que logo me lembraram aquele jogaço de Gameboy.

Pois é, não só descobri qual era o jogo como também encontrei uma versão de tabuleiro dele e, o que é o melhor de tudo, uma versão PnP!!

Imagem do Jogo da versão Gameboy

Skirmish Wars: Advance Tactics
 O jogo da Nintendo é o Advance Wars e a versão de tabuleiro é o Skirmish Wars: Advance Tactics.

O jogo é um War Game com mapa modular (ótima ideia para infinitos mapas), além de disponibilizar diversos obstáculos para alterações dos mapas, permitindo grandes variações e infinitas estratégias.

A arte é no estilo mangá bem próxima ao do jogo original e muito bem trabalhada.

Unidades terrestres da edição 1.0
Palmas para Brandon Pennington.

Bom, a primeira etapa necessária para a construção de um PnP é entender como é o jogo. Não adianta sair imprimindo e cortando que alguma coisa vai dar errado lá na frente e aí todo o trabalho estará perdido.

Então, eu primeiro li as regras do jogo e comecei a me familiarizar com as peças necessárias para elaboração.

Com isto definido e anotado (mentalmente apenas! =P) eu comecei a fazer alguns testes de impressão.

Primeiro analisei o tipo de papel a ser utilizado

Módulos do tabuleiro para teste do papel
Não é possível notar muito a diferença entre os papéis, mas nota-se a diferença de cor.

Nas peças mais claras eu utilizo papel texturizado branco, dá aparência mais rústica e a sensação ao tocar é muito boa, a peça desliza facilmente e a tinta pega muito bem, porém tem aparência de "frágil".

Nas peças mais escuras utilizo papel fotográfico, tem brilho, a tinta pega muito bem também, porém a peça não desliza tão facilmente. Possui maior resistência ao desgaste.

Optei por utilizar o papel fotográfico (possuo vários em estoque e tem maior resistência ao uso que o texturizado).

O problema de escolher este papel é a cor. A impressão nunca fica da cor que se espera e, por isso, aguns testes de impressão devem ser feitos com alterações nas opções de impressão.

Páginas impressas para teste de cor
Nota-se que as páginas impressas possuem cores bem diferentes das cores da imagem lá em cima (Unidades terrestres). Ainda pretendo chegar naquela coloração.

Conforme fui escrevendo este post e buscando referências, encontrei a expansão deste jogo: o Skirmish Wars: Blitz.

Skirmish Wars: Blitz, primeira expansão do SWAT
Esta expansão adiciona um quinto jogador e regra de reparo das unidades fora do HQ. Além de unidades aéreas.

Como o próprio desenvolvedor informou, é uma versão de testes ainda e a arte não está completa.

Farei a o básico primeiro e assim que terminar, jogar e postar eu inicio a produção da expansão.

Bom, não consegui adquirir todo o material necessário para montagem do jogo, mas o que tenho aqui será o suficiente para me manter ocupado por algum tempo.

Segue a lista dos tipos de materias que utilizarei neste projeto, as quantidades ainda não estão planejadas:

 - Papel Hörle de 2.1 mm para tabuleiro e peças;
 - Papel Hörle de 1.5 mm para as referências e caixa;
 - Papel fotográfico 130g auto adesivo para tabuleiro e peças;
 - Papel fotográfico dupla-face 250g para as cartas;
 - Papel sulfite 75g para manual;
 - Talvez papel plástico auto adesivo (Contact) para as cartas.

A previsão é concluir as peças em 3 semanas (se a impressora ajudar e se não houver imprevistos), a caixa é um capítulo a parte já que necessita de alterações na arte e mexer no Photoshop não é meu forte.

Tem mais não!

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